sábado, 9 de abril de 2011

Tipos de Jornalista Esportivo.

Baseado na série de posts do blog de Maurício Stycer intitulada Tipos de Leitor – espaço onde o jornalista destrincha os habitantes da blogosfera – o “Além das Quatro Linhas” abordará os diferentes tipos de jornalistas das mais diversas mídias. Mas, como este blogueiro se limita ao assunto futebol, vamos manter o foco apenas nos jornalistas esportivos...
A Múmia.
Parece ser o tipo mais fácil de ser identificado, mas também pode haver confusão quando se julga apenas pela idade. A múmia não é um jornalista veterano, mas um jornalista que parou no tempo. Daquele tipo que acha o futebol de hoje muito ruim quando comparado às epopeias do passado.
A múmia gosta de reclamar de tudo, porém, costuma focar a ausência de jogadores talentosos no meio-campo. “Esse time precisa de um meia que arme o jogo. Precisa de um Didi, de um Gérson”, diz em tom professoral. Também tem o hábito de julgar exageradas ou inúteis coisas ligas à evolução do esporte: “Quer dizer que um jogador não pode atuar duas vezes por semana? Isso é frescura! O Santos de Pelé jogava até três vezes por semana e só ganhava.”
“Blog? Twitter? Isso é bobagem!” Como toda múmia que se presa, nosso personagem também não é muito chegado à tecnologia. Evita a internet até para pesquisar coisas necessárias para o seu trabalho. Com isso, costuma se mostrar desatualizado, conhecendo detalhes apenas de times do estado em que reside.
Outra faceta da múmia é o desdém pela opinião e vivência dos mais jovens: “Você não viu o verdadeiro futebol, meu filho”. E muito menos aceita comparar craques do passado com os do presente: “Esse Beckham lança bem, mas não se compara ao Gérson”.
Esses seres enfaixados sobrevivem em nosso mundo muito mais pelo nome que conquistaram e pelas amizades do que pela contribuição que ainda oferecem em surrados comentários e crônicas, estas geralmente bem escritas, mas, invariavelmente, desconectadas da realidade.
Mas o que irrita mesmo é o ar de enfado. Como acredita que o futebol acabou na década de 1980, tudo o que veio a seguir é pior, menos relevante. Até a tarefa de cobrir uma Copa do Mundo parece algo custoso. Pelo nosso bem, essas múmias deveriam voltar para seus sarcófagos...
E você, conhece alguma múmia do jornalismo esportivo?

22 comentários:

Thomas de Carvalho @dcarvalhothomas disse...

Tão logo li “Você não viu o verdadeiro futebol, meu filho”, e a imagem de Fernando Calazans e de José Trajano me vieram à mente: um só fala dos tempos do Garrincha, do Pelé, o outro, de quando o "Ameriquinha" impunha respeito. Verdadeiras múmias do jornalismo esportivo!

Ps.: entre os tipos de jornalistas esportivos, vão algumas sugestões: o "torcedor" (Neto, exemplo maior), o "ufanista" (Galvão Bueno, por óbvio), o "puxa-saco" (Falcão, q concorda com tudo o que o Galvão fala), o "estatístico" (PVC), o "palhaço" (Sílvio Luís), o "indecifrável" (Sílvio Lancelotti, que de cada 10 palavras q fala, eu só entendo umas 3), o "zangado" (Juca Kfouri), o "boa-praça" (Leonardo Bertozzi), etc.

Fabio M disse...

O Neto, além de "torcedor", é uma múmia precoce e telepática. Ele vive dizendo que Gerson, Rivelino, Garrincha, Dirceu Lopes são muito melhores que os perebas de hoje. Só que ele nunca os viu jogar...

Thomas de Carvalho @dcarvalhothomas disse...

Fábio M, como eu disse, o Neto não é jornalista esportivo. Em verdade, nada mais é do que um torcedor com um microfone na mão. Ah, esqueci um tipo de jornalista esportivo, o jornalista "chavão": aquele que só fala o que todo mundo já sabe. O melhor exemplo é aquela mulher q comentou os jogos da Euro 2008 na Record, cujo nome não me recordo, mas q só falava chavões: "a Holanda é a laranja mecânica, conhecida pelo seu futebol total", "é difícil passar pela forte retranca italiana", "a Alemanha é uma seleção com forte poder de reação", "a Espanha joga um futebol bonito, veloz, de mto toque de bola", etc...

Michel Costa disse...

Obrigado pelas sugestões, Thomas. Aos poucos, os diferentes tipos serão disponibilizados aqui.

Você citou alguns tipos que certamente vão aparecer, mas ainda falta um muito importante: O Merchan!

Abraço.

Michel Costa disse...

Essa é a Milly Lacombe, Thomas. Que além de ter protagonizado aquele episódio lamentável com o Rogério Ceni, também colecionou algumas pérolas durante a Euro 2008.

Abraço.

Michel Costa disse...

Fabio,

Embora Neto e outros ex-jogadores não sejam jornalistas, talvez escreva sobre eles como uma classe paralela, mas ainda não sei.
Agora, no caso específico de Neto, além de ser torcedor, ele é um péssimo comentarista. Porém, sua mania de pedir jogadores medíocres na Seleção, de cobrar profissionalismo sem ter sido profissional e de inventar notícias, são coisas que não podem passar batidas.

Abraço.

Thomas de Carvalho @dcarvalhothomas disse...

Michel. Isso, Mily Lacombe é o nome da figura! Quanto ao Merchan, nem preciso dizer quem é o "cara"... Abraço!

Ps.: Não esqueçamos do "profissional papudinho", "Alô Você" Vanucci!

P. L. F. V. disse...

Michel, por que nesse seu post está escrito do início ao fim "Calazans Trajano Calazans Trajano Calazans Trajano Calazans Trajano Calazans Trajano"? Deve ter sido erro do blogspot...

marcus Buiatti disse...

hahahaha...eu tbém logo no Calazans, acho que é o melhor exemplo deste tipo. Aliás, ÓTIMA idéia Michel, divertida e criativa.

Sinceramente, em alguns pequenos traços, acho que estou me "mumificando" com a idade...rs

O Paulo Cesar Vasconcellos é uma muminha também. Ele sequer amdite comparações com garrincha, acha que tudo do passado era maravilhoso, etc.

abs!

Michel Costa disse...

O Merchan realmente dispensa apresentações, Thomas. E, a julgar pelas suas sugestões e outras que virão, não faltarão tipos para esta série.

Valeu!

Michel Costa disse...

Deve ser problema no blogspot mesmo, Vinícius...hehe.
De qualquer modo, acredito na existência de muitas múmias no jornalismo esportivo brasileiro.

Abraço.

Michel Costa disse...

Obrigado, Marcus.
Mas, na verdade, a ideia original foi do Maurício Stycer. Eu só adaptei.
Se bem que esta nova série também é filhote da "Pontos e Vírgulas", coluna regular do A4L.

Abraços.

minicritico disse...

Vinícius Franco foi genial hahaha. PC Vasconcellos se encaixa nesse perfil? Porque além de múmia, ele também gosta de "ler o jogo" recorrendo a chavões padrão que simplesmente me fazem mudar de canal ou diminuir o volume da TV. O "volume de jogo" e os "lados do campo" não me deixam mentir. Ah, e sobre o Calazans, vale lembrar que, ao contrário do Trajano, ele tem costume de NÃO assistir os jogos e comentar sobre eles mesmo assim. Normalmente, com uma opinião crítica e negativa, mas sempre tendo o feeling de captar e sintetizar da maneira mais clichê possível o que todos os outros comentaristas já disseram antes. Mais senso comum, impossível. O Trajano, com todos seus defeitos, pelo menos tem uma opinião. Ainda que ela tenha sido formada nos anos 70.

Michel Costa disse...

Acho que o PC Vasconcellos se encaixa mais na categoria "clichê", Mini-Crítico. Aliás, essa é uma categoria que eu ainda não encontrei um nome para batizá-la. Alguma sugestão?

Abraço.

minicritico disse...

Olha, Michel, acho que essa categoria deveria se chamar simplesmente "Lédio Carmona". Resume tudo.

Michel Costa disse...

Olha, vou ter que defender o Lédio, Mini-Crítico. Pra mim, ele é o melhor comentarista do Sportv. É ponderado, não gosta de oba-oba e está muito ligado em tudo o que se passa no futebol europeu e sul-americano. E nem o vejo tão agarrado a clichês assim.
Bem, de qualquer forma, respeito sua opinião.

Abraço.

minicritico disse...

É, nessa discordamos frontalmente hahaha... abraços

Thiago Ribeiro disse...

acho que estou me mumificando! hauahauha

e olha q estou com 27 anos!

falo para meus alunos (sou professor de português, hein!) que se Garrincha ou Gérson tivessem o preparo físico de hoje, seriam ainda mais incríveis, imagina o Garrincha com a explosão dele com o físico de um Ronaldo, ou o Gérson agilizando o jogo pelo meio, com jogadores ainda mais rápidos!

é fato, porém falo também pra eles: procurem vídeos no youtube, vcs podem ver esses caras no youtube e saber como eram.

mas também não sou tão múmia assim, se vejo os jogadores das antigas e priscas eras melhores, o tática atual tornaria possível uma equipe boa de hoje bater até mesmo o santos de pelé!

Michel Costa disse...

Thiago,

Particularmente, acredito que craques como Gérson e Garrincha jogariam bem hoje sim. Mas, desde que se adaptassem ao futebol atual. Falo aqui de dinâmica de jogo, de preparação física e coisas que à época não tinham tanto peso. No caso do ponteiro, por exemplo, só o imagino jogando em alto nível se não tivesse os problemas com álcool que teve. Não há mais espaço para esse tipo de coisa.
Quanto a definição de múmia, falo de parar no tempo, achar que o futebol acabou há 30 anos e dizer que o esporte involuiu só porque ele não é mais do jeito que conheciam.

Abraços.

Douglas Muniz da Silva disse...

Um Jornalista-Mumia eu não conheço, mas se quiser um comentarista, aí vai: Gerson - O Barcelona esta saturado, o time depende só do Messi, Xavi e Iniesta, o resto são comuns!!!; ou um tanto ignorante (no meu ponto de vista) Felipe Cardoso: O Busquets é um botinudo!!! Ou até mesmo outros, que ouvi dizer na mídia, que infelizmente não me recordo agora: "O Mascherano é ruim demais, tem uma sorte incrível por jogar no melhor time do mundo..." e por ai vai...

Unknown disse...

O primeiro nome que veio em minha cabeça ao ler também foi do Calazans. Trajano só comenta porque é o chefe, sabe nada de futebol. Márcio Guedes também é fraquinho. Sobre o Lédio, está trabalhando no canal errado, devia ir para a ESPN. Ele é bem antenado, ao contrário da maioria de seus colegas, mais precisamente, André Rizek e Renato Maurício Prado. Um não sabe nada, o outro pensa ser engraçado e só fala borracha. Termo que minha vó usa de forma cômica! hahaha

Michel Costa disse...

Também pensei nesses nomes quando escrevi o post, Philippe. O RMP é mesmo arrogante, alguém que vê o futebol de uma forma antiquada e ainda se acha no direito de debochar de outras opiniões.

Abraço.